segunda-feira, 13 de novembro de 2017

2T1 - Trabalho de grupo




Tema-Problema 4.3. - Desequilíbrios Regionais

OS FOGOS FLORESTAIS E OS DESEQUILÍBRIOS REGIONAIS

Objetivos do trabalho:

a) Analisar os desequilíbrios regionais no Continente;
b) Problematizar a situação vivida neste ano relacionada com os fogos florestais, a partir do desordenamento do território;
c) Procurar medidas de resolução do problema dos fogos florestais.


Cada grupo deve:

1. Procurar o máximo de informação sobre os fogos florestais em Portugal continental em 2017, tendo em conta:
         1.1. A área ardida;
         1.2. As vítimas humanas;
         1.3. As regiões afetadas e a sua caracterização;
         1.4. Os prejuízos causados pelos fogos;
         1.5. As causas dos incêndios e da sua propagação.

2. Procurar medidas que permitam resolver o problema dos fogos florestais, tendo em conta as assimetrias regionais e a formas de as combater.

3. Elaborar um PowerPoint com os resultados da investigação para apresentar à turma.

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Indicadores a ter em conta:

A. Demográficos


Densidade Populacional (Habitantes por Km2)

Percentagem da população dos 0 aos 24 anos na população total


Percentagem da população dos 25 aos 64 anos na população total

Número de nados-vivos por 1000 habitantes

Número de óbitos por 1000 habitantes

Diferença entre o número de entradas e saídas por migração, por 1000 habitantes


B. Económicos



Percentagem da população activa na população total


Indicador do poder de compra per capita

Valor das importações por habitante

Valor das exportações por habitante

Número de empresas do sector primário por 1000 habitantes


Número de empresas do sector secundário por 1000 habitantes


Número de empresas do sector terciário por 1000 habitantes

Número máximo de camas em estabelecimentos hoteleiros por 1000 habitantes


C. Sociais


Número de hospitais por 1000 habitantes


Número de centros de saúde por 1000 habitantes


Número total de médicos por 1000 habitantes

Número de óbitos com menos de 1 ano por 1000 nados-vivos

Número de estabelecimentos de ensino básico por Km2

Número de estabelecimentos de ensino secundário por Km2

Número de estabelecimentos de ensino Superior por Km2

Número de espectadores em espectáculos públicos por habitante

Bibliotecas por 1000 habitantes

Relação entre as despesas da Câmara em ambiente e o total das despesas


Despesas da Câmara por habitante


Documento para consulta:
http://areaintegracaoesma.blogspot.pt/2012/11/modulo-3-tema-2-desequilibrios-regionais.html

Como se faz um PowerPoint?

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