Planificação 10º Ano



Módulo 1
Tema – Problema: 1.2. Pessoa Cultura


Objetivos de Aprendizagem
Competências
Gestão

- Compreender o processo de construção da personalidade;

- Saber distinguir os fatores intrínsecos dos extrínsecos na formação da personalidade;

- Definir cultura;

- Compreender o processo de relatividade cultural;

- Distinguir os conceitos de etnocentrismo, relativismo cultural e multiculturalismo.

- Compreender e aplicar o conceito de aculturação;

- Saber aplicar em contexto os conceitos de aculturação por assimilação e aculturação por destruição;

- Compreender o Homem como um ser social;

- Definir a socialização enquanto processo;

- Definir o conceito de socialização primária;

- Definir o conceito de socialização secundaria;

- Identificar os agentes de socialização;

- Compreender o papel dos vários agentes de socialização.

Habilitar o aluno a:

- Identificar conceitos relativos ao sujeito comunicante,gnosiológico e cultural;

- Analisar criticamente a informação proveniente de fontes diversificadas: verbais, escritas, audiovisuais e informáticas – sobre comunicação e conhecimento;

- Selecionar a informação sobre  a complexidade dos modelos mentais de interpretação do mundo;

- Organizar a informação sobre a complexidade dos modelos mentais de interpretação do mundo;




12 Horas
=
16 segmentos de 45 min












Introdução ao tema 1.2
Fichas - Tema/ Problema 1.2




Módulo 1
Tema – Problema: 4.1. A Identidade Regional




Objetivos de Aprendizagem
Competências
Gestão

- Identificar o espaço físico em que a   escola se insere;

- Integrar a escola e o seu espaço físico no contexto da região;

- Identificar o património edificado na região;

- Compreender os fatores que influíram no seu desenvolvimento;

- Identificar e compreender sinais de inovação urbanística;

- Identificar tradições características da região;

- Compreender a evolução dessas tradições

- Identificar centros empresariais na região;

- Inventariar as atividades económicas da região no passado e
  no presente;

- Compreender o espírito das gentes que habitam a região;

- Ler e interpretar sinais de inovação populacional;

- Identificar o espírito empreendedor existente na região.

Habilitar o aluno a:

- Ser capaz de: compreender a localização espacial;

- Compreender a articulação de fenómenos a diferentes escalas;

- Pesquisar a informação de diferentes fontes;

- Selecionar a informação de diferentes fontes;

- Tratar graficamente e cartograficamente a informação;

- Analisar documentos gráficos e cartográficos;

- Organizar documentos escritos;

- Redigir documentos escritos;  argumentar oralmente.




12 Horas
=
16 segmentos de 45 min















Módulo 1
Tema – Problema: 7.1. Cultura Global ou Globalização das Culturas?


Objetivos de Aprendizagem
Competências
Gestão


- Debater o conceito de globalização;

- Identificar etapas da internacionalização da economia e da produção;

- Analisar modificações introduzidas no mundo atual pelas Tecnologias da Informação e Comunicação;

- Identificar aspetos da globalização que  correspondam a modificações
  socioculturais na sociedade atual;

- Debater diferentes perspetivas sobre o sentido da globalização.



Habilitar o aluno a:

- Compreender a articulação de fenómenos a diferentes escalas;

- Pesquisar informação de diferentes fontes;

- Analisar textos;

- Organizar documentos escritos; redigir documentos escritos;

- Argumentar oralmente;

- Identificar problemas à escala global;

- Elaborar propostas de solução.




12 Horas
=
16 segmentos de 45 min













Módulo 2
Tema – Problema: 1.3. A Comunicação e a Construção do Indivíduo


Objetivos de Aprendizagem
Competências
Gestão

- Compreender como todo o comportamento é comunicação;

- Verificar que as relações interpessoais  são tributárias do meio envolvente em que se inscrevem;

- Identificar as regras sociais como  condicionantes das formas de comunicação;

- Compreender a comunicação como um processo não linear que envolve emissor, recetor e mensagem;

- Conhecer noções básicas de lógica: noção de silogismo e seu valor   formal;

- Conhecer as estruturas do discurso argumentativo: denotação e conotação;

- Reconhecer a dimensão persuasora do ato comunicativo: relacionar persuasão e argumentação.



Habilitar o aluno a:

- Identificar conceitos relativos ao sujeito comunicante, gnosiológico e cultural;

- Analisar criticamente a informação proveniente de
  fontes diversificadas: verbais, escritas, audiovisuais e
  informáticas – sobre comunicação e conhecimento;

- Selecionar a informação sobre a complexidade dos modelos mentais de interpretação do mundo;

- Desenvolver o discurso Argumentativo;

- Organizar a informação sobre a complexidade dos modelos mentais de interpretação do mundo.



12 Horas
=
16 segmentos de 45 min













Módulo 2
Tema – Problema: 5.2. A Cidadania Europeia


Objetivos de Aprendizagem
Competências
Gestão

- Identificar momentos importantes da construção europeia;

- Reconhecer a importância da União Europeia na manutenção da paz na Europa - o Prémio Nobel da Paz de 2012;

- Conhecer as principais instituições europeias e o seu funcionamento;

- Identificar direitos e deveres envolvidos na cidadania europeia;

- Problematizar formas de organização futura da EU que contribuam para a sua afirmação como potência mundial.


Habilitar o aluno a:

- Localização espacial;

- Compreensão da articulação de fenómenos a diferentes
  escalas;

- Pesquisa e seleção de informação de diferentes fontes;

- Tratamento gráfico e cartográfico de informação;

- Análise de documentos gráficos e cartográficos;

- Organização e redação de documentos escritos;

- Argumentação oral.


12 Horas
=
16 segmentos de 45 min














Módulo 2
Tema – Problema: 8.3. De Alexandria à Era Digital: A Difusão do Conhecimento através dos seus suportes


Objetivos de Aprendizagem
Competências
Gestão

- Compreender a importância do  Registo escrito na fixação e difusão do conhecimento;

- Conhecer alguns dados fundamentais  da história da escrita:
      A cartografia da escrita que fixou e determinou a cultura ocidental;
     Os meios físicos da fixação das mensagens, instrumentos de escrita e conteúdos;

- Conhecer a importância das obras manuscritas da Idade Média, os seus materiais e processos de manufatura, conteúdos e circulação;

- Caracterizar a sociedade contemporânea enquanto sociedade da informação;

- Analisar a problemática das assimetrias sociais face ao acesso aos meios e conteúdos de informação.


Habilitar o aluno a:

- Compreensão da articulação de fenómenos a diferentes
  escalas;

- Pesquisa e seleção de informação de diferentes
  fontes;

- Análise e compreensão de textos;

- Organização e redação de documentos escritos;

- Argumentação oral;

- Identificação de problemas à escala global;

- Elaboração de propostas de solução.



12 Horas
=
16 segmentos de 45 min






















Nenhum comentário:

Postar um comentário