Planificação 11º Ano



MÓDULO 3

Área I – A Pessoa
2.3 - A construção da democracia.
Objetivos:
1. Reconhecer a coexistência política como facto humano: o Homem é um “animal político”. 

2. Compreender a sociedade humana como constituída por grupos politicamente organizados.

3. Identificar os seguintes momentos de construção da democracia e suas crises: Igualdade, Liberdade, Fraternidade como valores estruturantes da ética moderna ocidental; os utopistas românticos e o movimento político-sindical no século XIX; o século XX – nacionalismo e internacionalismo, movimentos partidários, movimentos laborais, movimentos em prol dos direitos e liberdades. 


Área II – A Sociedade

6.1 - O trabalho, a sua evolução e estatuto no Ocidente.

Objetivos:
1. Pesquisar a origem etimológica de “Trabalho” e as referências clássicas aos conceitos de “ócio” e “negócio”, trabalho manual/servil-trabalho intelectual.

2. Compreender o trabalho como suporte de sobrevivência pessoal e das sociedades, do homem recolector à produção e troca de recursos de subsistência, ao esclavagismo e servilismo, em vários momentos da História do Ocidente.

3. Conhecer a evolução das relações de trabalho e a sua interacção com a organização social.

4. Contactar com propostas clássicas do século XX sobre organização do trabalho: Taylorismo, Fordismo, crise dos modelos.


Área III – O Mundo
9.1 Os fins e os meios: que Ética para a vida humana?

Objetivos:
1. Reconhecer a determinação da vida humana – pessoal e social – por valores: a diversidade cultural como indutora da diversidade de valores; a ideia de Ética.

2. Reflectir sobre alguns suportes éticos da vida contemporânea: sujeito – outros; sujeito – instituições; sujeito – natureza e vida.

3. Explicar a emergência do conceito de democracia na Polis grega: o lugar da ordem humana e da moral da cidadania; o mundo dessacralizante; a polivalência da palavra (o seu valor simbólico e de suporte de argumentação).



 MÓDULO 4
Área I – A Pessoa
2.1 Estrutura familiar e dinâmica social.

1. Compreender o conceito de parentesco e a sua importância na organização social.


2. Analisar a família como grupo específico e diferenciado de outras estruturas sociais, organizada em diferentes modelos nas diferentes épocas e espaços geográficos.

3. Identificar as funções sexual, reprodutiva, económica e de socialização da estrutura familiar.

4. Analisar modelos de família na sociedade contemporânea: famílias mono e bi-parentais; famílias de procriação e famílias de adopção.

5. Analisar a estrutura familiar enquanto portadora e transmissora de valores: estatutos e papeis individuais nas várias fases da vida e ao longo da História.

6. Problematizar situações de relacionamento intergeracional: as culturas juvenis; integração/exclusão de idosos.


Área II – A Sociedade
4.3 Desequilíbrios Regionais.

1. Compreender as diferenças entre crescimento e desenvolvimento.

2. Distinguir diferentes tipos de indicadores.

3. Comparar indicadores de desenvolvimento de diferentes regiões portuguesas.

4. Identificar tendências comuns na distribuição de indicadores de desenvolvimento.

5. Explicar os desequilíbrios regionais encontrados.

6. Tomar contacto com propostas de solução para os desequilíbrios regionais do território português.


                                              Área III – O Mundo
7.2 Um desafio global: o desenvolvimento sustentável.

1. Identificar problemas ambientais que se coloquem à escala global.

2. Identificar problemas de desenvolvimento que se coloquem à escala global.

3. Debater o conceito de desenvolvimento sustentável.

4. Identificar o papel de organizações internacionais na procura de modelos de desenvolvimento sustentável.



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